Página do Participante Encceja 2020 – Acesse agora

A Página do Participante Encceja 2020 é a ferramenta utilizada pelos jovens e adultos que querem se inscrever ou se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja 2020.

Através dela, o candidato também pode consultar a data e local da prova, o resultado da sua avaliação, além de alterar dados. Todavia, não se preocupe, nesta postagem vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Página do Participante do Encceja.

O que é o Encceja?

Resumidamente falando, o Encceja é um exame aplicado todos os anos, que tem como foco certificar jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade correta. Além do mais, os brasileiros que vivem fora do Brasil ou estão privados de liberdade também podem fazer a prova.

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é o responsável por aplicar todo o processo do Encceja, exceto a certificação, que fica por conta dos Institutos Federais e Secretárias da Educação.

No entanto, falaremos mais detalhadamente sobre cada passo do exame no decorrer desta postagem, mas se quiser saber mais a fundo sobre o Encceja. Visite: O que é o Encceja 2020.

Pagina do participante Encceja 2020

Página do Participante Encceja 2020

Conforme pré-anunciado, através da Página do Participante do Encceja 2020, o candidato registrado tem acesso às informações privativas de sua participação.

Com o uso do número do CPF e a senha cadastrada, o candidato consegue realizar a sua inscrição de forma rápida, bem como consultar o local e horário da prova, fazer a impressão do cartão de confirmação e consultar o resultado da classificação.

O gabarito também fica disponível na página do participante, mas essa informação é fortemente divulgada por outros canais após a sua liberação.

Mais adiante falaremos sobre como se inscrever na página do participante e como acessar o resultado final.

Inscrição para o Encceja 2020

Se você já realizou a edição do Encceja 2019, mas ficou pendente em alguma das disciplinas, você precisa se inscrever novamente para o Exame. Contudo, se essa é a sua primeira vez, o passo a passo abaixo também serve para você.

É importante dizer que todas as etapas do Encceja 2020 são gratuitas. Dessa forma, você não tem nada a perder e se for aprovado, você recebe um certificado de conclusão de Ensino Médio ou Fundamental.

A inscrição do Encceja 2020 é simples. Siga abaixo:

  1. Primeiramente, visite a Página do Participante, através do link.
  2. Em seguida, se já for cadastrado, insira o número do seu CFP, seguido da senha e da figura indicada;
  3. Caso não tenha cadastro, informe o número do seu CPF e continue informando os dados, tais como: Nome completo, endereço, tipo de certificação, unidade certificado e outros. Acesse: Inscrição completa do Encceja 2020 e saiba mais;
  4. Pronto! Agora você já conseguiu acessar o site.

Nota: Se você ainda não tem cadastro no site do INEP, clique no último link disponível acima e veja como se registrar.

Acessar Página do Participante Encceja 2020

O acesso a página do Participante do Encceja 2020 é realizado exclusivamente através da internet. Conforme já dito, é através dessa página que você tem acesso a todos as informações referentes a sua prova e seu resultado. Veja o passo a passo:

Viu como é bem simples e rápido? Agora você já consegue acessar todas as informações referentes a sua participação no Encceja 2020.

Consulta do resultado do Encceja 2020

resultado do encceja 2020

Após acessar a Página do Participante 2020, você deve selecionar a edição do Encceja para ver o resultado, no nosso caso a edição de 2020. Entretanto, o resultado apenas estará disponível no mês de dezembro.

Após essa data, acesse novamente o site do Encceja, insira os seus dados de acesso e busque dentro da página pelo botão “Resultado Encceja”.

Para ser aprovado e ter direito a certificação, o candidato precisa tirar notas 100 ou mais em todas as disciplinas, além de pelo menos nota 5 na redação.

Se por ventura você não atingir a nota mínima em todas as disciplinas, no ano seguinte é necessário fazer somente essas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *