Prova do Encceja 2020 | Local e data da prova – Confira

A prova do Encceja 2020 é a ferramenta que você precisa para dar entrada no seu certificado de Ensino Fundamental ou Médio. No entanto, é preciso ficar atento para não perder o dia e o local da aplicação do exame.

No decorrer deste texto, apresentaremos tudo o que você precisa saber para realizar a sua prova com segurança, quais os documentos necessários e como acessar o local e horário da sua avaliação.

O que é a Prova do Encceja 2020?

Pagina do participante Encceja 2020

A prova do Encceja 2020 é o instrumento que testa os conhecimentos do indivíduo inscrito. Além do mais, tanto as avaliações do Ensino Médio quanto do Fundamental são compostas por 120 questões, divididas em quatro grupos, assim como uma redação de tema aleatório.

A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é realizado somente uma vez por ano. Desse modo, vale a pena estudar o máximo possível para conquistar o seu tão sonhado certificado. Caso contrário, você precisará aguardar até o próximo ano.

As avaliações são divididas da seguinte forma:

Nível Fundamental

  • História e Geografia;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, artes, Educação Física e Redação.

Nível Médio

  • Matemática e Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Redação;
  • Ciências naturais e suas tecnologias.

Veja também: Apostila do Encceja 2020 – O que estudar.

Local da Prova do Encceja 2020

A divulgação do local da prova do Encceja 2020 somente é realizada na semana anterior a aplicação do exame. Isso acontece porque são muitos os inscritos e é preciso relocar bem os alunos nos locais apropriados.

Onde é divulgado o local da prova?

A divulgação acontece exclusivamente por meio da internet, através da Página do Participante.

Para fazer o acesso ao local de aplicação do Encceja 2020 é muito simples. Siga os passos:

  • Acesse a Página oficial do Encceja, através do endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante;
  • Em seguida, entre com as suas credenciais definidas na hora da inscrição, assim como a figura indicada;
  • Por fim, se a informação já estiver disponível, você pode consultar o local da prova na página.

Alterar cidade da prova do Encceja

Se o período de inscrições do Encceja 2020 já estiver encerrado, infelizmente você não poderá mais alterar a cidade da prova do Encceja 2020. No entanto, se o prazo ainda estiver aberto, a alteração é possível e deve ser feita pelo site indicado acima.

Data de aplicação da Prova

Foi divulgado pelo Ministério da Educação que a aplicação da prova do Encceja 2020 acontecerá no próximo dia 05 de agosto. A data será utilizada para o nível Fundamental e Médio.

O Encceja não é uma das provas mais difíceis do Brasil. Todavia, é sempre bom revisar cada conteúdo para não correr o risco de não ser aprovado em uma das disciplinas.

No entanto, se por ventura você não atingir a nota mínima em uma ou mais das avaliações, você pode solicitar um certificado parcial e aguardar a edição do ano seguinte.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

resultado encceja 2020

O resultado oficial do Encceja 2020 acontece somente na primeira metade de dezembro. No entanto, a divulgação dos gabaritos é realizada em até duas semanas após a realização das provas.

Tendo o gabarito, você consegue amenizar um pouco a ansiedade de saber se passou ou não passou no exame.

Para acessar o resultado do Encceja 2020, entre novamente na Página do Participante, conforme link acima. Em seguida, informe o número do seu CPF e a senha cadastrada.

Pronto! Se o resultado já estiver disponível, você pode consulta-lo nessa etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *